terça-feira, 27 de novembro de 2007

Mude, mas comece devagar...

E então um amigo me perguntou porque eu mantenho um blog a tanto tempo e não abro espaço pros comentários. Reparem que estão todos os posts sem comentários porque eu havia bloqueado a opção de comentar. Isso me gerou dúvidas existenciais (preciso de analise??). Será que não permiti os comentários por medo do que as pessoas possam escrever a respeito do que escrevi? Será que é a covardia de não querer ler palavras que se conectam em comentário, formando frases duras de serem lidas? A principio eu não enxergava estas possibilidades. Acreditava que esta era uma artimanha para dar sobrevidas ao meu espaço virtual. Porque penso que sem ninguém comenta é porque não lê e se não lê não tem por que sustentá-lo com minhas idéias. Tá, agora vai aparecer alguém e perguntar se escrevo no blog pros outros lerem. A resposta é fácil: SIM! Se não fosse essa minha intenção, abriria um arquivo no Word e começaria a escrever meus textos sempre tão confusos e de construção nada orquestrada.

Mas como estou disposto a mudar as pequenas coisas de minha vida [e isso me faz lembrar de um poema atribuído a Clarice Linspector chamado: "Mude", que a família dela insiste em dizer não ser da tão famosa escritora - deixei um vídeo pra vocês verem/ouvirem o que de tão mágico há nas linhas e entrelinhas. Basta clicar no ícone do YouTube no canto superior esquerdo.]. O poema fala sobre mudanças simples, que começam de forma simples e quando se dá conta, um mundo de descobertas se abre pra quem se propõe a tal comportamento. Vale a pena ter ele guardadinho em suas coisas, seja ele virtual ou escrito a mão. Se ainda não tem busque aqui na internet mesmo. O Google é uma ferramenta muito poderosa nos dias de hoje e com certeza não vai lhe faltar nessa jornada em busca de Linspector. Já vi o orkut "se comportar de maneira inesperada e pedir pra eu tentar novamente em alguns minutos", já vi meu provedor (UOL) sair fora do ar, já vi serviços de blogs e fotologs estarem indisponíveis naquele momento... mas o Google, esse eu nunca vi!

Sabe aquelas promessas de final de ano? Pois é... estão prontas para serem repetidas não é mesmo?! Faltam poucos dias pra que 2008 chegue. E é com grande espanto que recebo esse ano hein. Não faz muito tempo (não tô falando do cronológico não) que 2007 começou. foi mês passado que pulei carnaval em São Luis do Paraitinga, não foi?! O dia dos pais não foi semana passada? Que tempo louco. Já não tenho certeza nem que dia é hoje. Mas retomando ao assunto (entendeu porque disse que meus textos são confusos? rs), não quero chegar no dia 31/12 para promessas de grandes mudanças. Vou aproveitar a Sra. Linspector para trabalhar as outras formas de se fazer a mesma coisa, sempre. E quando 2008 chegar, possivelmente, eu não terei tanta dificuldade em enxergar o ano vindouro como o ano que vai ser o divisor de águas em minha vida.