terça-feira, 6 de novembro de 2007

... quero saber bem mais que os meus 20 e poucos anos

Poxa, como é gostoso ver que os jovens estão, sim, interessados e querendo fazer algo pela sociedade em que vivem. Claro que não são todos. Claro que não são a maioria. Mas são esses poucos que serão alicerce para que os outros percebam o quanto são capazes e o quanto podem fazer para modificar, além da sua, a realidade de outras pessoas. Trabalhando neste universo juvenil - e muito embora eu me ache novo, sei que existe uma distância muito grande de idade entre nós - vejo que alguns deles são muito articulados com pensamentos desconexos, ainda. Coisas que o tempo vai se encarregar de aprimorar.

Tantas, quantas não foram às vezes em que tive de administrar minha falta de paciência pra as coisas que eu entendo, mas eles ainda não. Tarefa árdua e constante em meu trabalho. São em momentos como esses que tenho de administrar, internamente, a dificuldade que eu tenho (e vejo em muitos da minha idade e até mesmo nos mais velhos) de lembrar como era ter a idade deles. Parece que não sei mais como é, apesar de não fazer tanto tempo assim. Não sei se é algo normal, se são as gerações que mudaram muito ou se eu não lembro mesmo. Aliás, isto me faz lembrar da crônica, já imortalizada na voz de Pedro Bial, chamada "Filtro Solar". Tem uma parte em que diz que: "...aceite algumas verdades inescapáveis: os preços vão subir, os políticos vão saracotear, você também vai envelhecer. E quando isso acontecer você vai fantasiar que quando era jovem os preços eram razoáveis, os políticos eram decentes e as crianças respeitavam os mais velhos...". Tá aí: a gente fantasia coisas que já vivemos. Não foram poucas as vezes em que tentei me lembrar com exatidão como eu me comportava diante de algumas coisas. Não conseguia. Agora fantasio. Pros que conhecem o projeto (de vida) que estou envolvido chamado "101 coisas em 1001 dias", tem um dos itens que listei em que quero recitar de cor um poema, poesia, uma crônica.... tô fazendo isso com "filtro solar". E sabe o que quer dizer quando falamos que sabemos tal coisa de cor? Quer dizer que sabemos (ou que deveríamos saber) de [cor]ação.

Mas, voltando ao inicio do que escrevi aqui, eu estou muito orgulhoso dos jovens que ando encontrando na minha vida. Porque são críticos, porque são comprometidos, porque são responsáveis, porque são educados. Mas também porque são inconstantes (como todo jovem), porque são temperamentais (como todo jovem), porque são viscerais (como todo jovem). E adorando toda esta mistura (que já fiz dentro de mim quando mais novo), vejo os jovens sendo espelhos para outros. E disse, semana passada, um cara que ando admirando muito - pelo trabalho e pelo projeto de vida - quando se referia a ser espelho. Vou parafraseá-lo aqui: "os conselhos são bons, mas os exemplos arrastam!".